Twitter

Twitter Updates

    Artigos Facebook

    Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

    arquivos

    Julho 2010

    Maio 2010

    Abril 2010

    Março 2010

    Fevereiro 2010

    Janeiro 2010

    Dezembro 2009

    Novembro 2009

    Outubro 2009

    Setembro 2009

    Agosto 2009

    Julho 2009

    Junho 2009

    Maio 2009

    posts recentes

    Estamos aqui: lxsustentav...

    O LX Sustentável mudou

    Mais vale tarde do que nu...

    A resposta de Pachauri

    Ainda Brasília (mas agora...

    Não há cidades perfeitas ...

    Vamos ter uma Segunda Cir...

    Planeta pode entrar em ca...

    Siemens e LNEC vão avalia...

    Como seriam as cidades se...

    Quinta-feira, 30 de Julho de 2009

    Mais comboios, por favor

    Durante o ano de 2008 circularam menos 20 mil veículos por dia na Ponte 25 de Abril porque os seus proprietários decidiram utilizar a Fertagus para viajar. A afirmação pertence a Cristina Dourado, administradora-delegada da empresa que assegura as viagens de comboio entre Setúbal e Roma-Areeiro, via Ponte 25 de Abril.

    “[Esta situação originou] uma redução de 13 mil toneladas por ano nas emissões de dióxido de carbono”, referiu a responsável à agência Lusa. Mais do que isso, dizemos nós, permite esvaziar um pouco a cidade de carros – pelo menos vindos daquele acesso a Lisboa.

    Uma boa e interligada política de transportes é meio caminho andado para permitir uma cidade com menos filas de trânsito, menos emissões de dióxido de carbono, menos poluição sonora, entre outros benefícios. E como ninguém gosta de ficar entre duas a três horas, todos os dias, dentro de um carro em sistema de “pára-arranca”, soluções como a Fertagus, ou integradas com a Carris, CP ou Metro, por exemplo, só podem contribuir para uma melhor sustentabilidade de Lisboa.

    Ainda segundo Cristina Dourado, no primeiro semestre deste ano a Fertagus registou um crescimento de 3% no número de passageiros com passe e assinatura, chegando assim aos 85 mil passageiros transportados por dia – o equivalente a 26% dos clientes prescindir do carro em favor dos transportes públicos.

    Ainda assim, há trabalho a fazer. Segundo um estudo de satisfação e perfil e cliente elaborado pela empresa em Outubro de 2008, e embora o índice de satisfação ronde os 4,3 numa escala de 1 a 5, alguns utilizadores afirmaram que os “bilhetes são caros” e que “muita vezes viajam como sardinhas em lata”.

    A solução? Baixar os preços, incentivando ainda mais a utilização do transporte público, e colocar mais comboios em linha, sobretudo nas horas de ponta. Certamente que mais utilizadores passarão a utilizar este meio de transporte.

    E o leitor, que opinião tem sobre esta questão?
    Categorias:
    publicado por LX Sustentável às 11:03
    link do post | comentar | favorito

    pesquisa

     
    Perfil de Lisboa Sustentável
    Lisboa Sustentável's Facebook Profile
    Cria o Teu Crachá

    Categorias

    todas as tags

    Parceiros












    Media Partners









    subscrever feeds