Twitter

Twitter Updates

    Artigos Facebook

    Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

    arquivos

    Julho 2010

    Maio 2010

    Abril 2010

    Março 2010

    Fevereiro 2010

    Janeiro 2010

    Dezembro 2009

    Novembro 2009

    Outubro 2009

    Setembro 2009

    Agosto 2009

    Julho 2009

    Junho 2009

    Maio 2009

    posts recentes

    Estamos aqui: lxsustentav...

    O LX Sustentável mudou

    Mais vale tarde do que nu...

    A resposta de Pachauri

    Ainda Brasília (mas agora...

    Não há cidades perfeitas ...

    Vamos ter uma Segunda Cir...

    Planeta pode entrar em ca...

    Siemens e LNEC vão avalia...

    Como seriam as cidades se...

    Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2009

    Já temos vencedores para o concurso LXSustentável

    Vasco Portugal, Alexandre Cardana, Tiago Krusse e António C. são os vencedores do primeiro concurso LXSustentável, que decorreu nas duas últimas semanas e que pretendeu saber qual a cidade mais sustentável da Europa – tendo como base o estudo Green City Index, desenvolvido pelo The Economist para a Siemens.
     
    Infelizmente, e ao contrário do que tínhamos aqui anunciado, não poderemos considerar os nossos leitores Cristina Rodrigues e Ricardo António vencedores deste concurso, apesar de, numa primeira fase, temo-lo feito.

     

    Isto porque ambos deram a mesma resposta à segunda questão. Seria injusto para os outros participantes no nosso concurso, que tiveram o cuidado – e o tempo – para responder de forma individual – e sublinhamos a palavra individual – à segunda questão.

     

    Esperamos que tanto a Cristina Rodrigues e o Ricardo António entendam o nosso ponto de vista, mas nunca poderíamos permitir esta situação.

     

    Assim, resta-nos agradecer a todos os participantes no concurso e dar os parabéns ao Vasco, Alexandre, Tiago e António. Os quatro podem entrar em contacto com o LXSustentável através do e-mail lxsustentavel@gmail.com, para receberem as suas assinaturas anuais da revista Visão.

     

    Os quatro apresentaram propostas muito interessantes – e que achamos serem viáveis – para uma mudança efectiva na forma como em Lisboa, e em Portugal, abordamos a questão da sustentabilidade e do aquecimento global. O nosso objectivo é que estas ideias não caiam em saco roto e fiquem esquecidas –e por isso, também, lançámos um segundo concurso, especificamente sobre a Cimeira do Clima de Copenhaga.

     

    Uma curiosidade: os quatro vencedores apostaram em Estocolmo como a cidade que iria vencer o estudo. (sim, e também era o nosso palpite). Mas o prémio também não está nada mal entregue a Copenhaga… achamos nós, pelo menos.
     

    publicado por LX Sustentável às 18:27
    link do post | comentar | favorito
    4 comentários:
    De Nuno Rafael Relvão a 10 de Dezembro de 2009 às 19:44
    Admitir um erro é sempre difícil mas nobre.

    No entanto mudarem as regras do concurso depois da avaliação e sob aquilo que eu apelido de "pressão exterior" nomeadamente posters que mostraram a sua indignação.

    A primeira versão dos resultados seguia se bem me lembro à risca as regras estipuladas previamante.

    Uma vez que a segunda questão esteve desde o início remetida para uma circunstância de desempate caso várias pessoas deduzissem correctamente a cidade mais bem colocada parece-me errado agora desclassificar leitores com uma justificação suportada por essa mesma segunda questão que não era de todo a mais cotada.

    Que dessem mais destaque às melhores segundas respostas parece-me bem, mas não como disse já em desprimor das regras pré-estabelecidas.

    Não conheço nenhum dos intervenientes nem participei na competição pelo que nada tenho a ganhar com as minhas afirmações. É uma questão de pura ética.

    Obrigado,
    Nuno Rafael Relvão
    De LX Sustentável a 11 de Dezembro de 2009 às 11:30
    Caro Nuno, é verdade que a segunda questão servia de desempate, mas isso não quer dizer que os leitores pudessem dar várias sugestões de cidade com a mesma resposta.

    Por esse prisma, um mesmo leitor poderia dar até 30 respostas - cada uma com o nome de uma cidade participante - com a mesma resposta à segunda questão. E aí, alguma tinha que acertar.

    O passatempo tinha como objectivo saber qual a cidade mais sustentável da Europa, é certo, mas também promover a discussão sobre as alterações climáticas. Caso contrário ofereciamos as assinaturas da Visão aos quatro primeiros leitores que nos enviassem a resposta certa, por exemplo.

    Espero que compreenda que, para quem quem participou no concurso, seria injusto ser prejudicado por esta situação.

    Muito obrigado pelo seu comentário.
    De Nuno Rafael Relvão a 11 de Dezembro de 2009 às 13:25
    Então e seria válido enviar essas 30 participações se tanto as cidades como as sugestões fossem diferentes ?

    Não é assim tão difícil redigir diferentes opiniões.

    Parece-me mais um caso de limitar a participação a uma proposta por concorrente do que permitir que a segunda resposta, de repente, passe a ter um muito maior protagonismo do que aquele estabelecido nas regras.

    Obrigado pela resposta,
    Nuno Rafael Relvão
    De LX Sustentável a 11 de Dezembro de 2009 às 15:55
    Caro Nuno,

    Na teoria, um leitor poderia (ou poderá, ainda temos um concurso a decorrer) concorrer várias vezes. Mas também com diferentes sugestões. Desafiamo-lo desde já a participar no concurso que ainda decorre.

    O nosso objectivo é promover o debate, por isso todas as ideias e sugestões são bem-vindas. Mas terá que haver alguma coerência na atribuição dos prémios.

    No caso específico que aborda, foram duas respostas exactamente iguais, que nos foram enviadas com muitos poucos minutos de diferença. Não mudámos as regras a meio.

    Obrigado pelo comentário

    Comentar post

    pesquisa

     
    Perfil de Lisboa Sustentável
    Lisboa Sustentável's Facebook Profile
    Cria o Teu Crachá

    Categorias

    todas as tags

    Parceiros












    Media Partners









    subscrever feeds