Twitter

Twitter Updates

    Artigos Facebook

    Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

    arquivos

    Julho 2010

    Maio 2010

    Abril 2010

    Março 2010

    Fevereiro 2010

    Janeiro 2010

    Dezembro 2009

    Novembro 2009

    Outubro 2009

    Setembro 2009

    Agosto 2009

    Julho 2009

    Junho 2009

    Maio 2009

    posts recentes

    Estamos aqui: lxsustentav...

    O LX Sustentável mudou

    Mais vale tarde do que nu...

    A resposta de Pachauri

    Ainda Brasília (mas agora...

    Não há cidades perfeitas ...

    Vamos ter uma Segunda Cir...

    Planeta pode entrar em ca...

    Siemens e LNEC vão avalia...

    Como seriam as cidades se...

    Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2009

    European Green City Index: curiosidades (5)

    Chegamos ao ultimo dia do ano e, como ontem prometido, continuamos hoje a “ronda” das curiosidades do Green City Index. Hoje é a vez de colocarmos algumas das declarações do presidente da Câmara de Vilnius, Vilius Navickas.

     

    Vilnius, recorde-se, ficou em 13º no ranking, sendo uma das revelações do estudo do The Economist. E ficou à frente, por exemplo, da cidade de Lisboa.

     

    Vilius Navickas, presidente da Câmara de Vilnius.

     

    “Depois do colapso da União Soviética, quando a democracia chegou aos europeus de Leste, a região foi alvo de mudanças significativas, incluindo a perda dos mercados de leste. É um paradoxo que o resultado do decrescimento económico acabou por ter um papel positivo no desenvolvimento ambiental”.

     

    “O rápido crescimento económico da última década colocou novos desafios às áreas urbanas. E porque as infra-estruturas de transportes de Vilnius não foram desenhadas para o número crescente de carros, por exemplo, os engarrafamentos tornaram-se num dos maiores problemas e é hoje um dos maiores assuntos ambientais. Temos que encontrar formas de encorajar a utilização dos transportes públicos e das bicicletas”.

     

    “Vamos introduzir um sistema de pagamento para os carros que transitem na Baixa de Vilnius, porque esta área não tolera tráfego intensivo. Também está nos nossos planos tornar Vilnius numa cidades de bicicletas, como Amesterdão ou Copenhaga. Estamos a investir em ciclovias e parques de estacionamento para bicicletas e, em 2010, um sistema de aluguer de bicicletas estará operacional”.

     

    “Em 2008 adoptámos um novo plano para reduzir a poluição atomosférica. Também queremos desenvolver um sistema de transporte público rápido e mais autocarros na cidade, que andem a gás natural ou biocombustível”

     

    “Apesar de os visitantes de Vilnius dizerem sempre que a nossa cidade é verde – há várias florestas e parques verdes nos subúrbios – temos o objectivo de a tornar ainda mais verde. Hoje temos 20 metros quadrados de espaço verde por cada residente, mas o nosso objectivo é aumentar esta meta para os 24 metros quadrados.”

     

    O LXSustentável fica por aqui em 2009. Voltamos em 2010 com mais notícias, análises, reportagens, estudos e, claro, muitas mais novidades. Até lá.
     

    publicado por LX Sustentável às 11:20
    link do post | comentar | favorito

    pesquisa

     
    Perfil de Lisboa Sustentável
    Lisboa Sustentável's Facebook Profile
    Cria o Teu Crachá

    Categorias

    todas as tags

    Parceiros












    Media Partners









    subscrever feeds