Twitter

Twitter Updates

    Artigos Facebook

    Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

    arquivos

    Julho 2010

    Maio 2010

    Abril 2010

    Março 2010

    Fevereiro 2010

    Janeiro 2010

    Dezembro 2009

    Novembro 2009

    Outubro 2009

    Setembro 2009

    Agosto 2009

    Julho 2009

    Junho 2009

    Maio 2009

    posts recentes

    Estamos aqui: lxsustentav...

    O LX Sustentável mudou

    Mais vale tarde do que nu...

    A resposta de Pachauri

    Ainda Brasília (mas agora...

    Não há cidades perfeitas ...

    Vamos ter uma Segunda Cir...

    Planeta pode entrar em ca...

    Siemens e LNEC vão avalia...

    Como seriam as cidades se...

    Segunda-feira, 4 de Janeiro de 2010

    Salvador Caetano com autocarro eléctrico em Setembro

    É já em Setembro que a Salvador Caetano, através sua empresa CaetanoBus, vai colocar a circular os dois primeiros protótipos de autocarros eléctricos – um em Portugal e outro na Alemanha.

     

    O projecto está avaliado em quatro milhões de euros, sendo que os primeiros autocarros eléctricos produzidos nas instalações da CaetanoBus, em Vila Nova de Gaia, deverão estar prontos dentro de um ano, no início de 2011.

     

    “O desenvolvimento de melhores baterias e com maior autonomia e o anúncio por parte do Governo da criação de uma rede de abastecimento para o carro eléctrico levou-nos a retomar o projecto de um autocarro 100% eléctrico”, explicou à Agência Lusa o presidente da CaetanoBus, José Ramos.

     

    O autocarro eléctrico é vocacionado para as grandes cidades e para os aeroportos e tem como mercado-alvo a Europa. “Depois de feitas algumas alterações, até podemos vender para os Estados Unidos”, explicou José Ramos.

     

    Numa primeira fase, o autocarro eléctrico da Salvador Caetano vai ser alimentado por baterias de lítio importadas da China, mas o objectivo é integrar baterias produzidas em Portugal, pela Efacec, parceira da Salvador Caetano.

     

    O veículo, que tem uma capacidade entre 50 a 70 lugares e um tamanho entre 10 a 14 metros, terá uma autonomia de 100 a 150 quilómetros.

     

    A confirmar-se – e tudo indica que sim – esta é uma excelente notícia para a sustentabilidade citadina.

     

    De salientar que esta é a segundavez que a empresa nortenha entra no mercado dos transportes públicos movidos a electricidade. Já nos anos 70, a Salvador Caetano fabricou troleicarros para as cidades do Porto e de Coimbra, também uma parceria com a Efacec.

    publicado por LX Sustentável às 18:30
    link do post | comentar | favorito
    1 comentário:
    De António Jesus a 5 de Janeiro de 2010 às 12:32
    É de louvar estas acções por empresas portuguesas

    Comentar post

    pesquisa

     
    Perfil de Lisboa Sustentável
    Lisboa Sustentável's Facebook Profile
    Cria o Teu Crachá

    Categorias

    todas as tags

    Parceiros












    Media Partners









    subscrever feeds