Na China, e apesar das repetidas notícias sobre o aumento bastante significativo (46% só em 2009) do número de automóveis vendidos, a nova prioridade urbana parece ser o crescimento das redes metropolitanas.
Segundo noticiou hoje o Menos Um Carro, a cidade de Pequim, que ainda há dez anos tinha apenas duas linhas de metropolitano, deverá ter 560 quilómetros de comprimento de rede em 2015!
Ainda mais interessante é este próximo número: na capital chinesa são inaugurados, todos os meses, cerca de 4,5 quilómetros de rede de metropolitano por mês. Leu bem, por mês…
Outras 21 cidades chinesas estão a construir – ou em fase de construção – novas redes de metropolitano. Xangai e Cantão, por exemplo, têm já 367 e 116 quilómetros de rede de metro, respectivamente, apesar de terem inaugurado o metropolitano há poucos anos.
Se este ritmo de construção de mantiver, a China terá 55 linhas de metropolitano com 1.500 quilómetros de extensão até ao final do ano.
Voltando a Pequim, a capital chinesa tem actualmente 14 linhas de metro em funcionamento – muito por causa do “boom” provocado pela realização dos Jogos Olímpicos – uma das quais com a tecnologia maglev: comboios de levitação magnética.
“Penso que nenhuma outra cidade mundial poderá bater Pequim na velocidade de construção de linhas de metropolitano”, explicou há dias um responsável da cidade de Pequim.
Recorde-se que Lisboa também tem feito um forte investimento na expansão da sua linha de metropolitano.
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