Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Terça-feira, 19 de Janeiro de 2010

Orçamento Participativo de Lisboa, parte 2

Como explicámos esta manhã, pelo menos oito dos doze projectos aprovados ontem pelo Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa tocam, directa ou indirectamente, na questão da sustentabilidade urbana.

 

Vamos então explicar cada um destes projectos, os votos que obtiveram, quanto vão custar e o prazo previsto de execução das obras. Mais informações sobre o Orçamento Participativo podem ser obtidas aqui.

 

Qualificação do Largo do Coreto, Carnide (178 votos)
Este projecto vai custar 600 mil euros e tem um prazo de execução de 18 meses. O objectivo, segundo explicou o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Paulo Quaresma, hoje ao Diário de Notícias, é “retirar os carros daquela área e torná-la pedonal, recuperar os pavimentos, que estão péssimos, e transformar este espaço numa grande esplanada”.

 

Recuperação e beneficiação da Escola EB1 Manuel Teixeira Gomes, Marvila (137 votos)
Esta obra demorará dois meses a ser executada e tem como pano de fundo a recuperação dos pisos das salas de aula, a pintura interior da escola, a substituição da gravilha do recreio por pavimento amortecedor, entre outros. O projecto custará 240 mil euros.

 

Praça João Bosco, Prazeres (127 votos)
Será instalado um quiosque e um parque infantil, uma obra orçada em 350 mil euros e que levará 18 meses a concluir. Está incluída na área “Espaço Público e Espaço Verde”.

 

Alargamento das faixas BUS, permitindo a circulação de bicicletas, toda a cidade (114 votos)
Este será certamente um dos mais importantes e desafiantes projectos aprovados. Há muito que o alargamento das faixas para os transportes públicos é pedido por uma vasta parte da população de Lisboa. O projecto vai custar 700 mil euros e demorará 18 meses a executar.

 

Melhoria das condições da tomada e largada de passageiros junto às escolas Liceu Francês, Doroteias, Sagrado Coração de Jesus, Colégio Moderno e Externato Maristas (114 votos)
Este projecto surpreende pela sua especificidade e, porventura, não seria má ideia ser extensível a outras escolas de Lisboa. Vai custar 250 mil euros e terá um prazo de 12 meses.

 

Sistemas de iluminação sustentável da via pública – Bairro das Novas Nações (89 votos)
Como o próprio nome diz, tem como objectivo a substituição da iluminação pública, no Bairro das Novas Nações, por iluminação mais eficiente e sustentável. Vai custar 500 mil euros e 12 meses de execução e, como no exemplo anterior, também faria sentido em vários outros locais da cidade.

 

Reforço da limpeza de cartazes e graffitis nos bairros históricos, 77 votos
Incluída na área de reabilitação urbana, esta proposta vai custar 150 mil euros e tem uma data prevista de execução de 18 meses.

 

Pop up Lisboa 2010, 95 votos
É certo que esta é uma iniciativa cultural, mas propõe-se também a dinamizar os espaços devolutos da cidade, no sentido de apoiar as acções artísticas. A integração das comunidades locais neste projecto também tem um papel suficientemente “sustentável” para incluirmos a proposta nas nossas escolhas. Custará 30 mil euros e tem um prazo previsto de execução de apenas um mês.
 

publicado por LX Sustentável às 15:46
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds