Twitter

Twitter Updates

    Artigos Facebook

    Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

    arquivos

    Julho 2010

    Maio 2010

    Abril 2010

    Março 2010

    Fevereiro 2010

    Janeiro 2010

    Dezembro 2009

    Novembro 2009

    Outubro 2009

    Setembro 2009

    Agosto 2009

    Julho 2009

    Junho 2009

    Maio 2009

    posts recentes

    Estamos aqui: lxsustentav...

    O LX Sustentável mudou

    Mais vale tarde do que nu...

    A resposta de Pachauri

    Ainda Brasília (mas agora...

    Não há cidades perfeitas ...

    Vamos ter uma Segunda Cir...

    Planeta pode entrar em ca...

    Siemens e LNEC vão avalia...

    Como seriam as cidades se...

    Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2010

    No futuro, todas as cidades terão o mesmo problema de Bombaim

    "Os passeios das ruas de Bombaim estão tão congestionados que a capital comercial da Índia encontrou uma solução. Levantar as massas – não de uma forma metafísica, mas através de passeios aéreos feitos de aço".

     

    É assim que começa um texto do The Wall Street Journal, publicado ontem, sobre o mais recente desafio da gigantesca cidade indiana – uma área metropolitana de 21 milhões de habitantes. Segundo o WSJ, é quase impossível conseguir encontrar um caminho "caminhável” pelos passeios (terrestres) de Bombaim.

     

    Os passeios que existem estão com lotação esgotada: vendedores ambulantes ou simples “peões” não deixam grande espaço para outros peões passarem. Nos últimos anos o cenário tem piorado com a explosão e expansão económica da cidade, que emprega perto de 18 milhões de pessoas.

     

    Por outro lado, o sucesso desta própria expansão económica levou a que os seus habitantes tivessem poder de compra suficiente para adquirir carros e motos, e a expansão das estradas tem também reduzido cada vez mais as áreas pedonais.

     

    Para resolver este problema, Bombaim está a construir mais de 50 passeios aéreos, levarão as pessoas de sítios nevrálgicos de mobilidade, como estações de comboios ou autocarro, paras zonas residenciais e de escritóros da cidade. Assim, evitam tanto o trânsito automóvel como o pedonal.

     

    Será uma espécie de “passeio aéreo” expresso. De acordo com a notícia do WSJ, os passeios são seguros, limpos e, apesar de tudo, têm ar fresco.

     

    Para além de ajudar as pessoas a andar na cidade, este inovação irá ajudar a restabelecer a relação de confiança entre os cidadãos de Bombaim e a própria cidade. Cerca de 60% das viagens da capital comercial da Índia são feitas a pé, o que faz de Bombaim uma das metrópoles mais “andáveis” do mundo.

     

    No futuro, achamos nós, todas as cidades terão o mesmo problema de Bombaim, devido à inevitável e constante migração populacional do campo para as metrópoles. É cada vez mais necessário, por isso, começar a pensar no que queremos para uma cidade dentro de 20, 30 anos.

    publicado por LX Sustentável às 14:16
    link do post | comentar | favorito
    3 comentários:
    De Alice Valente Alves a 22 de Janeiro de 2010 às 19:38
    É interessante esta notícia, quando começaram a surgir os tapetes rolantes nos aeroportos, de imediato me veio à ideia que no ano 2000 já todas as cidades teriam passeios rolantes (+ - similares aos tapetes rolantes) por todas as ruas importantes (Lisboa, Porto e pela Europa fora) e até imaginei também uma suposta forma de nos sentarmos, mas sempre a circular.
    De João Vilela a 24 de Janeiro de 2010 às 23:53
    Espero que LX não chegue a este ponto, em que os carros predominam e os peões se vêm confinados a pontes aéreas. Acrescento, uma das primeiras cidades a possuir pontes aéreas para os peões é Hong Kong, exactamente pelo mesmo motivo, falta de espaço. Numa zona de metrópole, de arranha céus, faz o seu sentido, mas em LX não estou a ver.
    De António C. a 26 de Janeiro de 2010 às 10:51
    para evitar que este problema aconteça, os portugueses estacionam nos passeios de modo a que ninguém mesmo consiga circular, ou mesmo viver na cidade. fácil, fácil!

    Comentar post

    pesquisa

     
    Perfil de Lisboa Sustentável
    Lisboa Sustentável's Facebook Profile
    Cria o Teu Crachá

    Categorias

    todas as tags

    Parceiros












    Media Partners









    subscrever feeds