Twitter

Twitter Updates

    Artigos Facebook

    Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

    arquivos

    Julho 2010

    Maio 2010

    Abril 2010

    Março 2010

    Fevereiro 2010

    Janeiro 2010

    Dezembro 2009

    Novembro 2009

    Outubro 2009

    Setembro 2009

    Agosto 2009

    Julho 2009

    Junho 2009

    Maio 2009

    posts recentes

    Estamos aqui: lxsustentav...

    O LX Sustentável mudou

    Mais vale tarde do que nu...

    A resposta de Pachauri

    Ainda Brasília (mas agora...

    Não há cidades perfeitas ...

    Vamos ter uma Segunda Cir...

    Planeta pode entrar em ca...

    Siemens e LNEC vão avalia...

    Como seriam as cidades se...

    Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2010

    Temperatura vai subir 3,9ºC até 2100

    As promessas feitas pelos quase 200 países que participaram na Conferência do Clima, em Copenhaga, no final de 2009, não são suficientes para limitar o aumento da temperatura a 2ºC até 2100.

     

    Segundo o britânico The Guardian, este “achado” foi feito por pesquisadores do Sustainability Institute, do MIT Sloan School of Management e da Ventana Systems, que concluiram que, se os países cumprirem com todas as (baixas) promessas de redução das emissões de carbono feitas em Dezembro último, as temperaturas aumentarão 3,9ºC até 2100, um nível muito perigoso e que levaria ao descontrolo do aquecimento global.

     

    “De acordo com as actuais propostas, as emissões globais de gases com efeito de estufa subirão 0,8ºC por ano até 2100”, concluiu este relatório.

     

    Assim, e para chegar ao principal objectivo da Cimeira de Copenhaga (um aumento não superior aos 2ºC até 2100), as emissões de carbono têm de ter o seu pico na próxima década e começar a descer até 50% abaixo dos níveis de 1990 até 2050. Por outras palavras, as emissões têm que descer a um ritmo de 3% ao ano a partir de 2020.

     

    Para isso, explica o Guardian, são precisas novas propostas e um outro comprometimento dos países – sobretudo os mais poluidores – durante as negociações de 2010 e 2011.

     

    “É preciso uma nova ambição colectiva e cooperação antes de assistirmos a um acordo global consistente que limite o aquecimento a 2ºC, para não falar do objectivo de 1,5ºC, que alguns Governos e grupos da sociedade civil apresentaram”, explicou Elizabeth Sawin, do Sustainability Institute.

     

    “A situação é séria” – disse por sua vez o ministro dos Negócios Estrangeiros boliviano, David Choquehuanca, ao comentar o estudo. “Um aumento da temperatura de mais de 1ºC a níveis pré-industrais resultará no desaparecimento dos nossos glaciares no Andes e inundações em várias ilhas e zonas costeiras”, continuou.

     

    Segundo os cientistas, uma subida de 2ºC seria já bastante perigosa para a produção alimentar, erradicação de espécies e fornecimento de água potável. Mas tudo o que gire à volta de uma subida de 3ºC levará ao colapso da floresta Amazónia e falta de água na América do Sul e Austrália.

     

    Pode consultar mais sobre a implicação de vários aumentos (diferentes) de temperatura no planeta Terra aqui.


     

    publicado por LX Sustentável às 17:43
    link do post | comentar | favorito
    1 comentário:
    De Paulo Alves Santos a 14 de Fevereiro de 2010 às 20:50
    A Cimeira da Copenhaga não deu em nada e dificilmente alguma sobre este tema dará. A China e Índia estão a comprar automóveis, a fazer expandir as suas indústrias... Ou se descobre outra solução para este problema, outra solução que não passe unicamente pela redução das emissões de carbono, ou podemos dizer adeus ao nosso futuro. Acabaremos por nos extinguir a nós próprios.

    Comentar post

    pesquisa

     
    Perfil de Lisboa Sustentável
    Lisboa Sustentável's Facebook Profile
    Cria o Teu Crachá

    Categorias

    todas as tags

    Parceiros












    Media Partners









    subscrever feeds