Twitter

Twitter Updates

    Artigos Facebook

    Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

    arquivos

    Julho 2010

    Maio 2010

    Abril 2010

    Março 2010

    Fevereiro 2010

    Janeiro 2010

    Dezembro 2009

    Novembro 2009

    Outubro 2009

    Setembro 2009

    Agosto 2009

    Julho 2009

    Junho 2009

    Maio 2009

    posts recentes

    Estamos aqui: lxsustentav...

    O LX Sustentável mudou

    Mais vale tarde do que nu...

    A resposta de Pachauri

    Ainda Brasília (mas agora...

    Não há cidades perfeitas ...

    Vamos ter uma Segunda Cir...

    Planeta pode entrar em ca...

    Siemens e LNEC vão avalia...

    Como seriam as cidades se...

    Sexta-feira, 5 de Março de 2010

    Estão preocupados com as mudanças climáticas?

    Hoje de manhã escrevemos aqui sobre o projecto de responsabilidade climática que vai requalificar o bairro do Pego Longo, em Belas, Sintra - um bairro que, curiosamente, foi construído nos anos 70 para acolher a população desalojada pelas cheias.

     

    Como prometido, vamos agora analisar o projecto de Marlborough, no Reino Unido.

     

    “Estão preocupados com as mudanças climáticas?” Esta é logo a primeira pergunta que podemos ler quando chegamos a este site, que promove a iniciativa.

     

    Marlborough é uma pequena localidade que pertence a Wiltshire, no sudoeste britânico, e a iniciativa começou quando um grupo de amigos se tornou “particularmente interessado” na questão das alterações climáticas através de organizações como a Friends of The Earth e resolveu actuar como um grupo comunitário.

     

    O projecto foi lançado em 2006 e promoveu de imediato algumas "ideias" consideradas essenciais pela Climate Pledge para que tudo corresse bem. Entre as principais promessas estavam a mudança da iluminação pública para lâmpadas mais ecológicas e privilegiar a comida produzida localmente – para além de promessas individuais relacionadas pelo consumo de energia de cada casa.

     

    Entretanto, como explica o grupo nesta página do Facebook, um dos principais problemas prendeu-se com a questão dos transportes – uma das indústrias mais poluidoras do mundo. Segundo a Climate Pledge, o facto de Marlborough ser uma área rural impediu, de certa maneira, conseguir melhores resultados neste campo.


    Numa primeira fase, apenas cem casas responderam ao apelo da Climate Pledge. No primeiro ano do projecto, porém, cada uma poupou cerca de 1,25 toneladas de carbono com estas medidas.

     

    Hoje, já no seu terceiro ano, a iniciativa apresenta resultados bem mais significativos: o número de casas inscritas subiu para 300 e toda a comunidade está empenhada em ser responsável ambientalmente.

     

    Um exemplo: o gerente local dos supermercados Waitrose - uma cadeia nacional - foi “suficientemente corajoso” para juntar-se aos habitantes da comunidade numa sessão de esclarecimento sobre as suas políticas “verdes”.

     

    O resultado: prometeu diminuir o número de sacos plásticos oferecidos pela cadeia para metade – e cumpriu a promessa.

     

    A Climate Pledge tem promovido ainda um mercado mensal onde os agricultores locais dão dicas sobre como devem os habitantes da localidade plantar a sua própria comida - e também como melhor cozinhá-la.

     

    Pelo que podemos perceber, este projecto é ligeiramente diferente daquele que está a nascer em Sintra, mas não deixa de ser uma boa notícia conseguir perceber que o tema das alterações climáticas, apesar de ser insensível a muito dos líderes deste mundo – como a Cimeira de Copenhaga provou – não cai no esquecimento de comunidades como esta.
     

    Paralelamente, esta iniciativa consegue ter o condão de unir a localidade de Marlborough num interesse comum a todas as gerações, funcionando também como projecto de carácter educativo e mesmo social. O que não deixa de ser um facto bastante relevante para aquela comunidade.

     

    publicado por LX Sustentável às 17:06
    link do post | comentar | favorito

    pesquisa

     
    Perfil de Lisboa Sustentável
    Lisboa Sustentável's Facebook Profile
    Cria o Teu Crachá

    Categorias

    todas as tags

    Parceiros












    Media Partners









    subscrever feeds