Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Segunda-feira, 8 de Março de 2010

A casa do futuro vai custar menos 28%

Voltamos hoje a um tema a que temos dedicados vários posts – o futuro dos edifícios – para revelar um projecto desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e que promete continuar a “revolucionar” o mercado da construção.

 

Esta indústria, recorde-se, está a passar por uma das mais importantes mudanças das últimas décadas. Segundo o CEO da consultora Atkins, Keith Clarke, dentro de 10 anos a indústria da construção estará radicalmente mudada. As novas regulações para o sector da construção, que já estão a ser debatidas no mercado britânico, chegarão brevemente também à União Europeia.

 

Aliás, um dos principais temas da Construmat – feira de construção de Barcelona – do ano passado foi a construção sustentável, que está, de resto, a ser considerada uma das formas do sector da construção sair da actual crise. Por outro lado, as principais feiras de construção terão como tema, em 2010, a construção sustentável – ou a reabilitação sustentável.

 

Mas volando ao trabalho da equipa de investigadores da Universidade de Coimbra, ela descobriu que, para além de mais sustentável, a casa do futuro poderá também ser mais barata: 28% mais barata. Segundo a Agência Lusa, o projecto assenta na utilização de aço leve e deverá ter um preço “quase imbatível” para o mercado português, de acordo com o coordenador da equipa de investigadores, Luís Simões da Silva. A casa – uma habitação unifamiliar – cumpre todos os requisitos técnicos, nomeadamente em termos de segurança, conforto térmico, acústico e de eficiência energética… tudo a baixo custo.

 

“Esteticamente, mantém-se uma casa portuguesa”, afirmou Luís Simões da Silva à Agência Lusa. Uma das inovações é o processo modular de construção, que imprime à casa o conceito de versatilidade. Assim, e ao contrário do que se verifica com a construção tradicional, a casa pode ser modificada de um dia para o outro.

 

“As pessoas num dia conseguem reformular a sua casa e passar de dois para um quarto ou aumentar um quarto porque todo o processo é modular e é muito fácil conseguir ampliar a casa, mudar a tipologia sem ter de a abandonar”, revelou o investigador.

 

Outro pormenor (importante, nesta fase climática instável que atravessamos): a casa foi projectada para qualquer zona de Portugal e pode ser erguida na região sísmica mais gravosa – Sagres – no frio e neve da Serra da Estrela ou na ventosa zona costeira.

 

O facto da casa ser construída em aço leve teve como pano de fundo um desafio lançado pela ArcelorMittal, maior grupo de aço do mundo, a grupos de investigadores de oito países.

 

“Estamos a fazer esforços para que as empresas (de construção) comecem a aplicar este conceito”, concluiu o cientista. Se o conceito for – mesmo – ambiental e economicamente sustentável, ficamos ansiosos por esse momento.

publicado por LX Sustentável às 16:21
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds