Twitter

Twitter Updates

    Artigos Facebook

    Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

    arquivos

    Julho 2010

    Maio 2010

    Abril 2010

    Março 2010

    Fevereiro 2010

    Janeiro 2010

    Dezembro 2009

    Novembro 2009

    Outubro 2009

    Setembro 2009

    Agosto 2009

    Julho 2009

    Junho 2009

    Maio 2009

    posts recentes

    Estamos aqui: lxsustentav...

    O LX Sustentável mudou

    Mais vale tarde do que nu...

    A resposta de Pachauri

    Ainda Brasília (mas agora...

    Não há cidades perfeitas ...

    Vamos ter uma Segunda Cir...

    Planeta pode entrar em ca...

    Siemens e LNEC vão avalia...

    Como seriam as cidades se...

    Sexta-feira, 19 de Março de 2010

    A discussão do futuro das cidades chegou à Expresso TV

    Hoje vamos voltar, ainda que por breves instantes, ao Green City Índex. Isto porque a Expresso TV - do jornal homónimo - inaugurou o seu novo programa Expresso do Meio-dia com uma tertúlia sobre o futuro das cidades.

     

    Assim, seis personalidades debateram o tema, no palácio de Seteais, em Sintra. A saber: Carlos Melo Ribeiro, administrador delegado da Siemens; António Costa, presidente da Câmara de Lisboa; Celso Manuel Ferreira, presidente da Câmara de Paredes; José Manuel Viegas, professor do Instituto Superior Técnico (IST); José Pedro Martins Barata, arquitecto, e Isabel Vaz, presidente da comissão executiva do grupo Espírito Santo Saúde.

     

    O primeiro a falar foi Carlos Melo Ribeiro e o Green City Índex veio à baila. O administrador delegado da Siemens destacou três dos resultados de Lisboa no estudo: as categorias de energia (em que a capital portuguesa ficou em 11º), a de edifícios (10º) e a de environmental governance (12º).

     

    “Lisboa esteve bem em energia, porque para além de ter um consumo per capita relativamente baixo, tem também uma parte renovável muito interessante”, explicou Melo Ribeiro.

     

    Ainda segundo o responsável, quando a Siemens começou a pensar na estratégia para as próximas décadas, foram encontradas duas mega-tendências principais: o efeito da urbanização e do aparecimento das mega cidades no mundo e o envelhecimento, com mais saúde, da população.

     

    Já o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, realçou que uma das formas de uma cidade ser financeiramente sustentável é, simultaneamente, ser ambientalmente sustentável.

     

    “[Quero realçar] o investimento feito na substituição da rede de iluminação e na introdução de LEDs nos semáforos e o facto de 29 escolas já produzirem a venderem energia para a rede”, explicou.

     

    António Costa disse também que, até 2012, o objectivo passa por ter todas as escolas a produzir e vender energia. “A prazo esta é uma forma de não só poupar recursos mas também ganhar recursos”, disse.

     

    O presidente da Câmara de Paredes, Celso Manuel Ferreira, disse que o projecto de cidades criativas aposta no design e na arquitectura. “Revolvemos apostar [no design e na arquitectura] por duas razões: temos um sector económico local que precisa deste upgrade e que, a médio prazo, pode absorver as competências das indústrias criativas e transformá-las numa vantagem comercial”, referiu.

     

    E completou. “As cidade tem de viver com uma cultura de partilha. As cidades do futuro serão as criativas”.

     

    Finalmente – e ao relação ao tema das cidades – o professor José Manuel Viegas explicou a importância de inovações como o táxi partilhado no aumento da qualidade de vida e mobilidade sustentável de uma cidade.

     

    “Lisboa tem uma boa base tecnológica para o táxi partilhado. No futuro, bastará o cliente dizer onde está e para onde quer ir e será possível a uma pessoa partilhar o táxi com outra. Ficam ambas – e a empresa de táxis – a ganhar”, concluiu.

     

    Pode ver aqui a primeira edição do Expresso do Meio-Dia aqui. São dez minutos bastante interessantes.

    publicado por LX Sustentável às 15:55
    link do post | comentar | favorito

    pesquisa

     
    Perfil de Lisboa Sustentável
    Lisboa Sustentável's Facebook Profile
    Cria o Teu Crachá

    Categorias

    todas as tags

    Parceiros












    Media Partners









    subscrever feeds