Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Quarta-feira, 29 de Julho de 2009

Sustentabilidade também pode significar poupar dinheiro

Continuamos na senda de exemplos de medidas de sustentabilidade que, promovidas por outras cidades, não deixam de ser boas ideias para uma futura aplicação em Lisboa. Desta vez deixamos a margem sul e seguimos para Norte – e novamente até à Maia.

Segundo a edição de hoje do jornal Público, vai ser construído na Zona Industrial daquela cidade o novo Centro Operacional de Correio Norte (COC-N), um edifício onde a luz natural vai ser a grande prioridade, em detrimento da iluminação artificial, e onde as águas pluviais serão aproveitadas para o consumo de água não potável.

O edifício, totalmente ecológico, será construído de raiz e, segundo o presidente dos CTT, Estanislau Costa, deverá permitir poupar cerca de 600 mil euros por ano.

“[É] um projecto ambicioso [e que vai trazer] ganhos de eficiência nos horários e na distribuição”, explicou o responsável, citado pelo Público.

São 17 mil metros quadrados por onde vão passar, todos os dias, cerca de um milhão e meio de objectos postais. O edifício vai custar 12,5 milhões de euros, deverá estar pronto em Novembro de 2010 e vai acolher 400 colaboradores.

Se as previsões do presidente dos CTT estiverem correctas, em 20 anos o edifício ter-se-á pago. Sendo assim, sustentabilidade não é só responsabilidade social e ambiental, mas também uma boa notícia para o departamento financeiro das empresas que apostem nela.
Categorias:
publicado por LX Sustentável às 10:55
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds