Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2009

O futuro da Portela no pós-aeroporto

Como referimos neste post, foi ontem apresentada a versão preliminar do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROT-AML).

 

A apresentação, como seria de esperar, foi pródiga em ideias para o futuro de Lisboa (e não só), em temas que temos vindo a abordar no blog, como a mobilidade, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida na cidade.

 

Um dos exemplos questiona o que acontecerá à zona da Portela quando o aeroporto se transferir para Alcochete. Segundo o presidente desta comissão de desenvolvimento regional, Fonseca Ferreira, no pós-aeroporto a Portela deverá passar a dividir-se entre parque empresarial e um parque urbano.

 

“A Portela tem 600 hectares e uma parte deverá ser transformada num parque urbano e outra num parque empresarial, mas acho que se deve manter uma pequena pista para voos executivos de jactos e helicópteros”, defendeu.

 

Fonseca Ferreira disse esperar que o plano entre em vigor em Março de 2010, e que esta revisão foi motivada pela localização do novo aeroporto de Lisboa, pelo projecto de Alta Velocidade e plataformas logísticas. E, claro, os respectivos impactos no (des)ordenamento urbanístico, problemas de mobilidade, riscos ambientais e exclusão social.

 

Ainda hoje vamos voltar a este tema, mas queríamos ouvir (ou melhor, ler) a sua opinião sobre este assunto. Como acha que deverá ficar a zona da Portela no pós-aeroporto?

publicado por LX Sustentável às 12:40
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds