Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2009

São Francisco cria mapa online de emissões de carbono

Na segunda-feira falámos aqui do projecto CityMotion, que irá ser implementado dentro de um ano nas cidades de Lisboa e do Porto e que pretende trazer uma componente digital a questões como a mobilidade urbana, recursos e infra-estruturas citadinas.

 

Hoje trazemos outro exemplo de como o planeamento das cidades passará, cada vez mais, pela Internet e monitorização online. O projecto chama-se Urban EcoMap, pode ser visto aqui e está a ser implementado na cidade de São Francisco, Estados Unidos (que, curiosamente, até tem uma ponte semelhante à Ponte 25 de Abril, a Golden Gate).

 

O Urban EcoMap utiliza um mapa online para que os habitantes de São Francisco possam comparar, por exemplo, as emissões de carbono dos bairros vizinhos. Estas emissões são medidas através dos transportes, utilização de energia e recursos, sendo que um dos objectivo do mapa é obrigar os bairros a “concorrerem” entre si para ver qual o menos poluente.

 

Os habitantes de São Francisco podem ainda ver quantas toneladas de carbono são emitidas por casa, em cada bairro, e comparar com os objectivos da cidade e a própria média de emissões por casa em toda a cidade.

 

O site ajuda ainda os habitantes de São Francisco a reduzir as suas emissões, dando conselhos práticos – e permitindo monitorizar essa acções e a sua contribuição no total da cidade.

 

São Francisco já conseguiu reduzir as emissões de carbono em 12% em relação aos níveis de 1990 e pretende chegar aos 20% de redução até 2012. Vai no bom caminho, dizemos nós.


 

publicado por LX Sustentável às 11:22
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds