Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Terça-feira, 22 de Setembro de 2009

Coimbra adere ao Dia Sem Carros com análise à qualidade do ar

Hoje não podemos deixar de mencionar do Dia Europeu sem Carros, uma acção que se realiza há já vários anos no velho continente – mas também um pouco por todo o mundo, a 22 de Setembro – e que este ano está incluída na Semana Europeia da Mobilidade.

 

Em Lisboa, os transportes públicos são hoje gratuitos, mas como os carros continuam a circular na capital portuguesa, viramo-nos hoje para a cidade dos estudantes. Coimbra aderiu ao Dia Europeu sem Carros restrigindo o trânsito automóvel na zona central da cidade, mas também com a análise do ar através de uma estação móvel instalada na Baixa.

 

Esta última acção é, de resto, uma novidade na cidade, sendo que o vice-presidente da autarquia, João Rebelo diz que os resultados das análises serão divulgados publicamente.

 

Paralelamente, entre as 10h e as 19h, toda a zona central de Coimbra será encerrada ao trânsito de veículos motorizados, incluindo a famosa Rua da Sofia, um dos centros de comércio e serviços da cidade.

 

Por isso, a autarquia vai disponibilizar bicicletas que poderão ser requisitadas na entrada do elevador do Mercado Municipal, na própria entrada da Câmara Municipal e na entrada da Rua da Sofia.

 

Como mobilidade quer dizer necessariamente transportes públicos, as viagens na Linha Azul, que ligam a Alta e Baixa de Coimbra, serão gratuitas entre as 9h e as 19h, assim como os parques de estacionamento Ecovia da Casa do Sal e do Vale das Flores.

 

Outra das novidades, segundo o jornal Público, prende-se com o facto de também a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Municipal se associarem ao dia.

 

Os agentes da PSP vão fazer o policiamento da cidade em bicicleta, enquanto que a Polícia Municipal vai deslocar-se nas zonas vedadas ao trânsito em segway, um veículo eléctrico de duas rodas que atinge a velocidade máxima de 20 quilómetros hora.

publicado por LX Sustentável às 11:47
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds