Hoje não podemos deixar de mencionar do Dia Europeu sem Carros, uma acção que se realiza há já vários anos no velho continente – mas também um pouco por todo o mundo, a 22 de Setembro – e que este ano está incluída na Semana Europeia da Mobilidade.
Em Lisboa, os transportes públicos são hoje gratuitos, mas como os carros continuam a circular na capital portuguesa, viramo-nos hoje para a cidade dos estudantes. Coimbra aderiu ao Dia Europeu sem Carros restrigindo o trânsito automóvel na zona central da cidade, mas também com a análise do ar através de uma estação móvel instalada na Baixa.
Esta última acção é, de resto, uma novidade na cidade, sendo que o vice-presidente da autarquia, João Rebelo diz que os resultados das análises serão divulgados publicamente.
Paralelamente, entre as 10h e as 19h, toda a zona central de Coimbra será encerrada ao trânsito de veículos motorizados, incluindo a famosa Rua da Sofia, um dos centros de comércio e serviços da cidade.
Por isso, a autarquia vai disponibilizar bicicletas que poderão ser requisitadas na entrada do elevador do Mercado Municipal, na própria entrada da Câmara Municipal e na entrada da Rua da Sofia.
Como mobilidade quer dizer necessariamente transportes públicos, as viagens na Linha Azul, que ligam a Alta e Baixa de Coimbra, serão gratuitas entre as 9h e as 19h, assim como os parques de estacionamento Ecovia da Casa do Sal e do Vale das Flores.
Outra das novidades, segundo o jornal Público, prende-se com o facto de também a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Municipal se associarem ao dia.
Os agentes da PSP vão fazer o policiamento da cidade em bicicleta, enquanto que a Polícia Municipal vai deslocar-se nas zonas vedadas ao trânsito em segway, um veículo eléctrico de duas rodas que atinge a velocidade máxima de 20 quilómetros hora.