Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009

Estacionar em Lisboa vai ser mais caro

O novo plano estratégico da Empresa Pública de Estacionamento de Lisboa (EMEL), que foi apresentado no início da semana, prevê o aumento dos tarifários de estacionamento no centro da cidade – e baixá-los para as periferias.

 

Esta medida – a par da criação de sistemas de pagamento alternativos – foi pensada depois da EMEL ter recebido um estudo da TRENMO, empresa consultora de transportes e território, que revelou que Lisboa era a única cidade com um tarifário igual em qualquer zona, e a cidade europeia que tem a tarifas mais caras da periferia – tendo em conta o poder de compra da população.

 

Segundo o Jornal de Notícias, o estudo da TRENMO propõe um sistema de coroas no estacionamento. A primeira abrange a Baixa pombalina, o Chiado e a Avenida da Liberdade. Aqui, os preços seriam substancialmente aumentados, de modo a que quem precise de se deslocar até estes sítios utilize meios mais sustentáveis.

 

A segunda coroa abrange o eixo central à volta desta primeira zona e a terceira corresponde a dois terços da restante periferia. Esta última coroa verá os preços de estacionamento reduzidos.

 

Este é um tema que temos vindo a debater aqui várias vezes. O objectivo da EMEL é conseguir que quem mora na periferia deixe lá o carro antes de entrar em Lisboa – algo que já existe em cidades como Coimbra, com o sistema Ecovia, por exemplo.

 

No LXSustentável acreditamos que iniciativas destas só podem melhorar a cidade de Lisboa, estimulando a utilização de transportes públicos, retirando carros do centro sem alterar a mobilidade das pessoas. Qual sua opinião sobre este tema? Faz bem a EMEL em ponderar estas propostas?

publicado por LX Sustentável às 13:51
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds