Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009

“Desafio das Mega-cidades”, o novo blog sobre as cidades

Lisboa não é propriamente uma “mega cidade” ao nível de outras capitais europeias e asiáticas ou das gigantes urbes americanas. É, ainda assim, interessante dar as boas-vindas a um blog “irmão” que tem como objectivo debater as tendências apontadas pelo estudo “O Desafio das Mega-cidades”, desenvolvido pelas consultoras GlobeScan e MRC McLean Hazel com o patrocínio da Siemens.

 

O “Desafio das Mega-cidades” é, por isso, nosso irmão por dois motivos. Porque fala das cidades e do que se pode fazer para melhorar a sua sustentabilidade e o dia-a-dia dos cidadãos que nela vivem, e porque tem o apoio da Siemens.

 

Apesar de ter sido lançado em Agosto último, o blog já conta com vários e interessantes posts sobre temas que nos são familiares: a questão da utilização dos transportes públicos, o trânsito, a busca por uma energia limpa, inovação e eficiência energética e, mais recentemente, o abastecimento de água e a gestão de resíduos.

 

Neste último post, o blogista Jander Ramon mostra-se surpreendido pelo facto do saneamento básico ter ocupado uma posição secundária na preocupação dos stakeholders ouvidos pelo estudo, atrás, por exemplo, do tema dos transportes.

 

Como temos vindo, várias vezes, a referir aqui, a mobilidade sustentável é uma das questões centrais na agenda presente e futura das metrópoles. Por isso é que, ainda que não descuremos os outros temas, lhe dedicamos mais linhas.

 

Fica aqui a promessa que ficaremos atentos ao “Desafio das Mega-cidades” – e tentaremos perceber como a sustentabilidade citadina é vista do outro lado do Atlântico.

 

publicado por LX Sustentável às 13:01
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds