Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Quarta-feira, 21 de Outubro de 2009

Contagem decrescente para Cimeira de Copenhaga

Começou a contagem decrescente para a Cimeira de Copenhaga, que de 7 a 18 de Dezembro irá tentar encontrar um sucessor para o Protocolo de Quioto – que expira em 2012 - e um novo compromisso para a redução de CO2.

 

O tema já vem sendo falado há meses – inclusive aqui – mas ontem ganhou uma nova dimensão com a entrada em jogo do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que explicou que o futuro do planeta será “catastrófico” se nada se fizer para travar as alterações climáticas.

 

“Nunca devemos perder de vista a catástrofe que enfrentamos se as tendências se mantiverem”, explicou Brown, citado pelo Diário Económico.

 

Diz o jornal português, porém, que um acordo será difícil, uma vez que nas últimas reuniões mundiais sobre o tema (em Nova Iorque, Pittsburgh e Banguecoque) não se chegou a um acordo.

 

Temos referido, várias vezes, no LXSustentável, que o século XXI será o século das cidades – e que segundo as Nações Unidas, cerca de 80% da população europeia, até 2050, viverá num grande centro urbano.

 

Também por isso, a Cimeira de Copenhaga ganha uma importância extra para todas as cidades do mundo. Há várias dimensões que contribuem para uma cidade sustentável, que vão desde a pequena junta de freguesia que procura ter uma acção ambientalmente correcta e resolve os problemas do dia-a-dia dos seus cidadãos, até uma estratégia mais global da cidade.

 

Mas há outras - nacionais, europeias e globais - que transcendem a gestão citadina. No LXSustentável temos tido o cuidado de falar destas outras dimensões, e é por isso que vamos estar com os ouvidos colados ao que se passará em Copenhaga. A bela – e sustentável – capital dinamarquesa vai ser a ponta de lança da sustentabilidade global. E muito do nosso futuro dependerá dos acordo que nela se fizerem.

publicado por LX Sustentável às 09:24
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds