Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Quinta-feira, 22 de Outubro de 2009

Lisboa e Porto mobilizam-se, no sábado, por um acordo climático

Tínhamos previsto, para esta manhã, publicar o primeiro texto dos nossos leitores, mas não pudemos deixar de reparar – e mencionar – uma notícia de hoje de manhã da Agência Lusa, que dá conta que, no próximo sábado, 144 cidades do mundo vão juntar-se para exigir que o acordo climático de Copenhaga estipule uma redução da concentração de carbono na atmosfera.

 

A notícia é ainda mais importante, para nós, uma vez que as cidades de Lisboa e do Porto fazem parte do rol de urbes presentes no movimento.

 

A acção visa sensibilizar os líderes políticos para a necessidade de um novo acordo poder prever a redução da concentração de CO2 na atmosfera para 350 partes por milhão (ppm), o valor considerado o “limite superior de segurança”.

 

Hoje, os níveis de CO2 situam-se entre os 385 e 390 ppm – sendo que este número tem vindo a aumentar, como é previsível, a um ritmo cada vez maior.

 

A acção está a ser liderada por um grupo de jovens activistas de todo o mundo e coordenada através de blogs, Skype, sms e redes sociais.

 

De acordo com o site www.350.org, que oficialmente está a “gerir” e a promover as acções do próximo sábado, a equipa é liderada por Bill Mckibben (autor de “The End of Nature”) e conta com a ajuda de 35 pessoas.

 

O site tem uma contagem decrescente para sábado e uma completíssima biblioteca de temas relevantes para a questão das alterações climáticas e, especificamente, para a acção de sábado.

 

No próprio dia os organizadores da acção irão aproveitar os diferentes fusos horários para enviar fotos e vídeos seus eventos para o www.350.org e criar uma petição online dinâmica para os líderes mundiais.

 

As imagens das 350 acções que serão desenvolvidas depois de amanhã vão ser exibidas em Times Square e apresentadas aos delegados das Nações Unidas e negociadores da cimeira climática, em Dezembro, em Copenhaga.

 

Vamos também mobilizar-nos, em Lisboa e no Porto, por um acordo climático?

publicado por LX Sustentável às 10:50
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds