Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2009

Chiado e Rua Castilho com projectos de dinamização local

Sustentabilidade, para nós, não passa apenas por um melhor ambiente e pela luta contra as alterações climáticas. A sustentabilidade citadina é muito mais do que isso e abrange, de modo lato, três vertentes: social, económica e ambiental.

 

Hoje vamos falar de dois projectos de bairro – e até de rua, no caso da Castilho – que pretendem revitalizar e dinamizar o comércio local. O que é indispensável para atrair mais pessoas ao centro da cidade e não a deixar cair numa monotonia letárgica.

 

Indirectamente, esta revitalização levará a que cada vez mais pessoas voltem a viver na capital portuguesa. Assim, e se este deverá ser um dos primeiros e principais objectivos de uma cidade, em Lisboa esta necessidade ganha um maior significado, pelo recente afastamento entre a capital portuguesa e os seus cidadãos, que a trocam pelos concelhos vizinhos.

 

Mas, e voltando  aos dois projectos, eles são o “Natal no Chiado 2009” e a Castilho Fashion Street. O primeiro já arrancou e tem uma programação que envolve “música, arte e animação para toda a família”, segundo explica hoje o jornal Destak.

 

Entre as várias iniciativas de dinamização do Chiado contam-se “exposições, mostras de vinhos, produtos tradicionais expostos no Chiado Plaza, um mercado de arte na Rua Anchieta e uma exposição das telas e desenhos de crianças do IPO”.

 

Já a Castilho Fashion Street, que será amanhã apresentada às 12h, é uma ideia original dos lojistas da Rua Castilho e quer “diferenciar esta artéria de Lisboa, através da diversidade de marcas exclusivas e de prestígio”.

 

Este conceito, segundo o Destak, é inspirado nas grandes capitais da moda, como Nova Iorque, Paris ou Milão e ainda apoia a Ajuda de Berço.

 

Se bem que estes projectos – pelo menos o primeiro – são alusivos ao Natal, seria interessante prolongar estas iniciativas no tempo – e já agora, no espaço. A sustentabilidade lisboeta agradece.

publicado por LX Sustentável às 16:31
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds