Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2009

Copenhaga, a cidade mais sustentável da Europa

Chegou finalmente ao fim o suspense... Copenhaga, onde se realiza, até ao próximo dia 18, a Cimeira do Clima, é a cidade mais verde da Europa.

 

O estudo, desenvolvido pelo The Economist para a Siemens, colocou ainda no top cinco as cidades de Estocolmo, na Suécia, Oslo, na Noruega, Viena, na Áustria e Amesterdão, na Holanda.

 

Os resultados acabam por não ser surpreendentes. A grande dúvida – até pelas respostas que os nossos leitores colocaram no concurso que promovemos até ontem – estaria em saber quem ficaria em primeiro lugar: Copenhaga ou Estocolmo.

 

A diferença também não foi muita, como pode ver neste link, apenas 0,66 pontos.

Completam o top tem as cidades de Zurique (Suíça), Helsínquia (Finlândia), Berlim (Alemanha), Bruxelas (Bélgica) e Paris (França). Por outro lado, o ranking é fechado pelas cidades de Zagreb (Croácia), Belgrado (Sérvia), Bucareste (Roménia), Sófia (na Bulgária) e Kiev (Ucrânia).

 

“As cidades podem utilizar este estudo para dar prioridade às suas acções de redução da sua pegada carbónica” – explicou o director da área de Corporate Research and Technologies da Siemens AG, Reinhold Achatz. “[A Siemens] apoia os esforços das cidades em atingir uma protecção mais eficaz do clima, dando-lhes dados rigorosos e específicos”.

 

Nas 30 cidades avaliadas pelo estudo do The Economist e Siemens vivem cerca de 75 milhões de pessoas. Serão elas, em conjunto com os governantes, que terão uma palavra muito importante a dizer para que, no próximo estudo, os níveis de sustentabilidade, sobretudo nas cidades da segunda metade da tabela, como Lisboa, sejam diferentes – para melhor.

 

Vamos continuar a analisar o estudo, por categoria e cidade. E vamos hoje anunciar os vencedores do (primeiro) concurso que lançámos aqui e que ontem terminou. Fiquem atentos.

 

PS: Estamos a promover um segundo concurso. Leia mais aqui.

 

publicado por LX Sustentável às 10:40
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds