Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009

Quercus coloca em Obama a esperança de um acordo final

A presença de Barack Obama no último dia da Cimeira do Clima, em Copenhaga, dá alento à Quercus para se chegar a um acordo final. Segundo explicou a ambientalista Rita Antunes hoje ao jornal Destak, a presença do presidente norte-americano, na sexta-feira, na capital dinamarquesa, é um “bom presságio”.

 

Rita Antunes destacou a atitude positiva de países emergentes como o Brasil, China e Índia, que “anunciaram cortes ambiciosos da intensidade carbónica do seu PIB”.

 

Ainda assim, mantém-se três cenários finais, mas que hoje são um pouco mais positivos: falta de entendimento total, acordo fraco e sem obrigatoriedade e, finalmente, um consenso ambicioso e vinculativo (o que se espera).

 

Paralelamente, ontem foi a vez do Papa Bento XVI entrar na lista de personalidades que apelaram a um acordo final. “É importante reconhecer, entre as causas da actual crise ecológica, a responsabilidade histórica dos países industrializados”, revelou.

 

Numa mensagem que será lida no dia 1 de Janeiro, mas que o Papa antecipou para a Cimeira do Clima, Bento XVI disse, porém, que “os países menos desenvolvidos e, em particular, os emergentes, não estão dispensados da sua própria responsabilidade (…) porque todos temos o dever de adoptar medidas políticas e ambientais eficazes”.

 

O Jornal de Notícias publica hoje um artigo que é um bom exemplo do que tem sido esta segunda semana da Cimeira do Clima, entre avanços e recuos constantes. Pode lê-lo aqui

 

 

publicado por LX Sustentável às 10:48
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds