Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Quarta-feira, 1 de Julho de 2009

Carros eléctricos vão ter prioridade na circulação

As centenas de carros eléctricos que irão beneficiar do Programa para a Mobilidade Eléctrica, uma rede de abastecimento de veículos eléctricos que o Governo apresentou na segunda-feira, irão ter prioridade na circulação em vias de grande ocupação e acesso a zonas preferenciais de estacionamento nos centros urbanos.

Segundo uma nota enviada pelo Ministério da Economia às redacções, e citada pelo semanário Expresso, a rede nacional de mobilidade eléctrica será uma das primeiras da Europa e prevê 320 locais de abastecimento de carros eléctricos em 2010 e 1300 daqui a dois anos. Vai chegar a um total de 21 cidades portuguesas: Guarda, Faro, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Sintra, Évora, Castelo Branco, Loures, Porto, Almada, Leiria, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Torres Vedras, Santarém, Cascais e Gaia, para além de Lisboa, como tínhamos já referido anteriormente neste blog.

De acordo com o Ministério da Economia, as cidades envolvidas nesta fase piloto do projecto apresentam “características de densidade populacional, de situação geográfica estratégica com eixos viários estruturais, propiciadores da criação de uma rede homogénea para o lançamento da mobilidade eléctrica em Portugal”.

Esta rede foi desenvolvida pela Efacec, EDP Inovação, Novabase, Critical Software e CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria da Mobilidade.

A rede será compatível com todas as marcas de veículos eléctricos e acessível a locais como parques de estacionamento público, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e vias públicas dos municípios.
Categorias:
publicado por LX Sustentável às 10:51
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds