Cerca de uma centena de residências familiares dos Açores vão ser monitorizadas pelo programa Green Families, que faz parte do projecto Green Islands, desenvolvido pela Universidade dos Açores, Governo daquela região e pelo MIT.
Segundo avançou o IOL Diário, em causa está saber qual o consumo eléctrico horário desta centena de famílias.
Assim, serão instaladas pequenas caixas nas tomadas dos principais aparelhos eléctricos, para se registarem os consumos horários respectivos. O funcionamento destes equipamentos permitirá às famílias abrangidas conhecer os gastos e adoptar medidas para a sua redução.
Mais tarde, e numa segunda fase, o Green Families prevê a instalação de equipamentos produtores de energia a partir de fontes renováveis em moradias de 20 famílias açorianas, também para monitorizar o desempenho de unidades de micro-geração.
Ainda segundo o IOL Diário, o projecto Green Islands pretende desenvolver estratégias para a sustentabilidade dos sistemas energéticos dos Açores e promover o incremento de novas tecnologias através do estabelecimento de parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras deste sector. Fica o registo de uma boa ideia - e um bom projecto - da Universidade dos Açores, Governo regional açoriano e MIT.