Pegamos um artigo “emprestado” ao portal Protege o que é Bom para falar do projecto 3rdBlock, que está a ser implementado como plataforma oficial de geo-referenciação de lixeiras - e não só - para o Limpar Portugal.
O Limpar Portugal, recorde-se, é um projecto desenvolvido por um grupo de amigos que, partindo de uma iniciativa idêntica com origem na Estónia, em 2008, se propõe – com outros voluntários, é certo – a limpar toda a floresta portuguesa num só dia: 20 de Março de 2010.
O projecto – que já conta com mais de 17.000 voluntários – sempre recorreu às redes sociais para se mediatizar. Agora, e de forma não-oficial, será ajudado nesse objectivo através do 3rdBlock, uma aplicação web 2.0 desenvolvida por três alunos da Universidade de Aveiro e que, devido ao seu rápido crescimento, se tornou na tal “plataforma oficial” de geo-referenciação do Limpar Portugal.
Segundo nos conta o Protege o que é Bom, a 3rdBlock surgiu num contexto académico e teve como base a ideia de que a Terra deveria ser tratada como se de o nosso quarteirão – Block – se tratasse. No entanto, qualquer cidadão deveria saber a localização exacta de um ponto relevante para o meio ambiente que o rodeia – através de um mapa interactivo, claro está.
No 3rdBlock estão descritos pontos positivos (jardins ou árvores) e negativos (lixeiras), mas também objectos multimédia como fotos ou vídeos, que podem ser consultadas livre e gratuitamente.
E porque estes pontos localizados podem ser comentados ou votados pelos utilizadores, a informação torna-se mais fiável à medida em que o site passa a ser mais visitado.
A aplicação pode ser acedida via Internet ou via telemóvel, tirando partido das funcionalidades GPS de um equipamento móvel.
E agora, a informação mais importante. Pode aceder a este mega mapa aqui. É impressionante a quantidade de actualizações diárias que o site já vai tendo. Confira.