Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2010

Como a tecnologia pode ajudar o ambiente

Pegamos um artigo “emprestado” ao portal Protege o que é Bom para falar do projecto 3rdBlock, que está a ser implementado como plataforma oficial de geo-referenciação de lixeiras - e não só - para o Limpar Portugal.

 

O Limpar Portugal, recorde-se, é um projecto desenvolvido por um grupo de amigos que, partindo de uma iniciativa idêntica com origem na Estónia, em 2008, se propõe – com outros voluntários, é certo – a limpar toda a floresta portuguesa num só dia: 20 de Março de 2010.

 

O projecto – que já conta com mais de 17.000 voluntários – sempre recorreu às redes sociais para se mediatizar. Agora, e de forma não-oficial, será ajudado nesse objectivo através do 3rdBlock, uma aplicação web 2.0 desenvolvida por três alunos da Universidade de Aveiro e que, devido ao seu rápido crescimento, se tornou na tal “plataforma oficial” de geo-referenciação do Limpar Portugal.

 

Segundo nos conta o Protege o que é Bom, a 3rdBlock surgiu num contexto académico e teve como base a ideia de que a Terra deveria ser tratada como se de o nosso quarteirão – Block – se tratasse. No entanto, qualquer cidadão deveria saber a localização exacta de um ponto relevante para o meio ambiente que o rodeia – através de um mapa interactivo, claro está.

 

No 3rdBlock estão descritos pontos positivos (jardins ou árvores) e negativos (lixeiras), mas também objectos multimédia como fotos ou vídeos, que podem ser consultadas livre e gratuitamente.

 

E porque estes pontos localizados podem ser comentados ou votados pelos utilizadores, a informação torna-se mais fiável à medida em que o site passa a ser mais visitado.

 

A aplicação pode ser acedida via Internet ou via telemóvel, tirando partido das funcionalidades GPS de um equipamento móvel. 

 

E agora, a informação mais importante. Pode aceder a este mega mapa aqui. É impressionante a quantidade de actualizações diárias que o site já vai tendo. Confira.


 

publicado por LX Sustentável às 12:40
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds