Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Segunda-feira, 8 de Fevereiro de 2010

Será Paredes uma cidade eco-inteligente em 2013?

A notícia foi publicada na edição de sábado do jornal Expresso e diz que a cidade de Paredes, perto do Porto, pode acolher uma “cidade inteligente” até 2013.

 

Segundo o semanário, o plano tem como parceiros a Câmara Municipal de Paredes, a McLaren Electronics, a Microsoft Automotiv e a Living PlanIT. Aliás, este projecto faz mesmo parte de um trabalho de investigação  de Steve Lewis, da Living PlanIT, que está desenvolver sobre cidades eco-inteligentes.

 

Ainda de acordo com o Expresso, Paredes pode mesmo tornar-se, caso o projecto seja bem sucedido, num caso de estudo sobre cidades eco-inteligentes para a universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

 

“Penso que o ângulo certo a analisar é o do próprio processo que nasce de uma fábrica e evolui rapidamente para uma cidade que terá 13 mil pessoas em 2013 e rapidamente deverá chegar às 20 mil”, explicou ao semanário Robert Eccles, responsável pelo curso de liderança profissional de empresas de serviços para alunos de MBA e executivos na Harvard Business School.

 

A nova cidade deverá ocupar uma área de 1700 hectares, acolher 12 mil empresas e criar dezenas de milhar de empregos. O investimento poderá passar os 10 mil milhões de euros e ser mesmo considerado um PIN (Projecto de Interesse Nacional).

 

A “nova” Paredes está a ser pensada para ser um laboratório vivo à escala urbana para aplicação de novas técnicas que permitem reduzir o impacto das infra-estruturas no ambiente.

 

A cidade quer acolher empresas e investigadores, comércio, hotéis, habitação, escritórios, indústria e espaços de entretenimento, combinando edifícios inteligentes, soluções avançadas de mobilidade, transportes e comunicações.

 

A importância deste projecto é explicada, por Robert Eccles, com os dados mais recentes e conhecidos sobre as cidades: há hoje 9600 cidades ainda por construir e estima-se que, só na China, 300 milhões de pessoas deixem as zonas rurais para morar em ambientes urbanos nos próximos 30 anos.

 

Ou seja, em 2015 termos cerca de 70% da população mundial a viver nas cidades: “São precisas cidades novas e o modelo actual não funciona”, conclui Eccles. Será que Paredes está na “pole position” para ser a imaginária Emerald City, da CNN?

 

publicado por LX Sustentável às 16:22
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds