Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2010

Clima: pontos de ruptura poderão aparecer sem aviso

Hoje vamos trazer para discussão um tema que temos preparado há alguns dias e que, depois da tragédia da Madeira, nos parece adequado abordar. A notícia é da Science Daily – de 10 de Fevereiro – e explica que um novo estudo ecológico avisa que os pontos de ruptura climáticos (aqueles que trarão danos globais irreparáveis) poderão ocorrer sem qualquer aviso prévio.

 

O estudo foi desenvolvido por Alan Hastings, da Universidade da Califórnia, e indica que será mais difícil – em relação àquilo que os especialistas pensavam – prever quando irão acontecer mudanças repentinas no sistema natural do planeta Terra.

 

“Muitos cientistas estão à procura de sinais de aviso para as mudanças repentinas no sistema natural, com vista a conseguir parar essas mudanças ou melhorar a preparação para elas”, avançou Hastings. “Mas o nosso estudo descobriu que, infelizmente, essas mudanças – que trarão potencialmente grandes consequências – aparecerão sem aviso”.

 

“Isso quer dizer” – continuou – “que alguns dos efeitos das mudanças climáticas nos ecossistemas serão apenas vistos quando chegarem os seus dramáticos efeitos. E nessa altura será difícil regressar ao nosso estado desejado, senão impossível”.

 

O estudo foca-se em modelos ecológicos mas pode ser aplicados noutros sistemas complexos, sobretudo o que envolvam dinâmicas humanas.

 

Os cientistas dizem que as mudanças climáticas já estão ter efeito directo nos extremos de clima que hoje assistimos, das chuvas intensas e frequentes às secas, ondas de calor, incêndios, inundações, faltas de água nas regiões áreas, novas e grandes vagas de peste, afectando colheitas e florestas ou em próprias doenças.

 

Aliás, e segundo relembra o Science Daily, este alerta foi recentemente dado pelo conselheiro para a ciência do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

 

Nos últimos Invernos e verões, em Portugal, o clima tem atingido cenários extremos. O que se passou no sábado na Ilha da Madeira, onde durante uma hora – entre as 9h e as 10h – choveu o equivalente a um mês normal, poderá não ser uma coincidência… Concorda?
 

publicado por LX Sustentável às 17:16
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De António C. a 26 de Fevereiro de 2010 às 16:07
Olá,

gosto bastante do blog lxsustentavél que tem lançado muitos reptos para dscussões que nem sempre têm sido seguidos ou discutidos pelos leitores.

Gostaria de sugerir aos editores que usassem mais imagens e que "linkassem" as fontes dos artigos com mais frequência.

Não é fácil fazer surgir um blog da noite para o dia, mas por essa blogosfera continuam a existir blogs que não têm tantos "patrocinadores" ou apoios institucionais como este mas que são muito importantes na divulgação de boas práticas.

O exemplo mais recente e que tem gerado valiosas discussões na caixa de comentários é o blog anossaterrinha.blogspot.com

Vale a pena!! e pode ser que sirva de inspiração!

Fica a sugestão.
De LX Sustentável a 26 de Fevereiro de 2010 às 16:13
Caro António, obrigado pelas sugestões (para o blog) e pela sugestão (do blog).

Já está nos nossos favoritos!

Cumprimentos,
LXSustentável

Comentar post

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds