Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2010

Em Madrid, os carros eléctricos vão ter estacionamento gratuito

Os carros eléctricos estão a ganhar cada vez mais terreno na Europa. Segundo a Agencia EFE, agora foi a vez de Madrid anunciar que vai permitir que estes veículos possam começar a utilizar, de forma gratuita, os lugares de estacionamento municipal.

 

Para Ruiz-Gallardón, alcaide da capital espanhola, “será apenas uma questão de tempo até os carros eléctricos começarem a ser vistos no centro de Madrid”, por isso o município vai construir 280 postos de carregamento de baterias para estes veículos.

 

O governo regional espanhol decidiu ainda alterar a lei da propriedade horizontal para que qualquer cidadão possa instalar um carregador nos lugares de garagem sem necessitar da aprovação da maioria dos moradores, como até agora era feito.

 

O alcaide de Madrid pretende, ainda, que até ao final do ano toda a frota dos veículos municipais, que já conta com 46 veículos eléctricos, seja constituída por carros eléctricos.

 

“Não tenho nenhuma dúvida de que dentro de pouco tempo, a utilização do veículo eléctrico no centro das grandes cidades será bem maior. Além disso, estou absolutamente disposto a cumprir as directivas europeias relativamente à qualidade do ar. Espero que no final do ano todos os veículos municipais possam ser classificados como frota verde”, referiu Ruiz-Gallardón.

 

Recorde-se que a sustentabilidade é um dos eixos principais da actual presidência espanhola da União Europeia. Quando anunciou esta novidade, em Novembro passado, o Ministro do Fomento espanhol, José Blanco, disse mesmo que a mobilidade sustentável teria um importante papel nesta estratégia e que, por isso, Espanha iria ter uma Lei da Mobilidade Sustentável.

 

“Não há sucesso sem uma mudança de mentalidades e sem o compromisso de todos”, explicou na altura. Agora, Madrid coloca em prática este compromisso. Para quando uma proposta idêntica em Lisboa?

publicado por LX Sustentável às 11:44
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds