No início do LXSustentável – sobretudo durante o Verão de 2009 – dedicámos bastantes posts à expansão da rede o metro e às consequências (positivas) que isso traria para a cidade de Lisboa, a sua mobilidade e competitividade empresarial.
Os posts partiram do prolongamento da Linha Vermelha da Alameda até ao Saldanha e a São Sebastião, ligando-a à Linha Azul. Pode rever parte desses posts aqui.
Hoje voltamos ao tema porque o Metropolitano de Lisboa já apresentou os primeiros resultados do prolongamento da linha Vermelha.
Assim, e segundo o Metropolitano de Lisboa, a Linha Vermelha ganhou cerca de 782 mil passageiros por mês desde que se prolongou até São Sebastião – a 29 de Agosto último.
A notícia foi citada pelo Diário de Notícias e explicou que em Janeiro de 2009, quando a Linha Vermelha apenas funcionava entre a Alameda e o Oriente, o metro transportou 1,701 milhões de pessoas. Em Janeiro de 2010, por outro lado, este número subiu para os 2,483 milhões de passageiros.
Voltando aos meses antecedentes, podemos ver que, por exemplo em Setembro de 2009, a Linha Vermelha foi utilizada por 2,123 milhões de pessoas – um número que subiu para os 2,630 milhões passado um ano.
Assim, os aumentos foram de 15,17% em Setembro, 32,77% em Outubro, 40,84% em Novembro, 38,5% em Dezembro e 45,98% em Janeiro. Todos estes dados, claro, quando comparados com o ano anterior (nota-se, por isso, uma tendência de crescimento do número de passageiros na Linha Vermelha).
Outro números, segundo o Metropolitano de Lisboa: os tempos de percurso poderão ter baixado em 60%, no final do ano serão mais 13 milhões de passageiros no metr e prevê-se também a retirada de circulação de 8,2 milhões de viaturas (também por ano).
Em termos ambientais, estamos a falar de uma redução anual de 16 mil toneladas de emissões de CO2, uma poupança de 690 mil euros no consumo de energia e de 411 mil euros em redução da poluição atmosférica.
Ainda há dúvidas que este é o caminho a seguir para Lisboa? Quando chegam mesmo as novas estações de metro?