Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Terça-feira, 16 de Março de 2010

Operadores privados vão explorar as linhas da CP?

Pelo menos desde a viragem do milénio que se ouve falar de uma possível entrega da exploração de algumas linhas urbanas da CP, como a de Cascais ou Sintra, a operadores privados, com vista a desenvolver e rentabilizar as ligações actuais.

 

Segundo o Jornal de Negócios, o recente Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para 2010-2013 já prevê a concessão da exploração de linhas ferroviárias a privados. De acordo com fontes do Jornal de Negócios, esta estratégia deverá passar mesmo pela entrega a privados de linhas regionais que são relevantes para as comunidades locais.

 

De acordo com o jornal, esta descentralização da operação terá o envolvimento de vários parceiros, sobretudo autarquias, sendo que o objectivo será permitir “ganhos de rentabilidade”. De resto, os próprios estatutos da CP já contemplam uma possível subconcessão das linhas.

 

Para além da construção de novas linhas de metro em Lisboa, a boa gestão das ligações ferroviárias entre Lisboa e os concelhos limítrofes é indispensável para uma cidade mais sustentável. Delas dependem parte da estratégia de conseguir que menos carros entrem, todos os dias, em Lisboa, com o respectivo impacto positivo que tal acção terá na poluição atmosférica e sonora e na segurança lisboetas.
 

Será que os operadores privados conseguirão aumentar o número de passageiros nas linhas de Sintra ou Cascais?

publicado por LX Sustentável às 11:40
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Luis a 16 de Março de 2010 às 18:32
As linhas de Sintra e de Cascais são linhas urbanas. Não são linhas regionais que são as que serão privatizadas como dá a entender a notícia.

Mais: as linhas de Sintra e de Cascais são as únicas linhas que dão cash flow e lucros à CP. Privatizar estas linhas era uma irresponsabilidade.

Comentar post

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds