É já na próxima terça-feira, 23 de Março, que será conhecida a cidade que vencerá o prémio da Semana Europeia da Mobilidade. Gävle, na Suécia, Ivanic-Grad, na Croácia e León, na Espanha, são as candidatas.
O prémio tem como tema “Melhorar o clima da tua cidade” e desafiava as autoridades locais a promover e debater assuntos como o aumento da consciencialização dos cidadãos em relação à utilização dos meios de transporte sustentáveis – utilização da bicicleta, andar a pé e transportes públicos – ou a utilização de esquemas inteligentes de mobilidade sustentável, como o carsharing e o carpooling.
Paralelamente, as cidades inscritas tinham de provar as acções que têm desenvolvido para lutar contra as alterações climáticas a um nível local.
Da primeira shortlist fizeram também parte cidades como Arenas de San Pedro (Espanha), Bolonha (Itália), Londres (Reino Unido), Hamburgo (Alemanha), Múrcia (Espanha), Ostersund (Suécia), Panevezys (Lituânia) e Zagreb (Croácia).
A European Coordination, que está a gerir este processo, recebeu um total de 40 candidaturas provenientes de 13 países europeus. O prémio será entregue pelo Comissário Europeu do Ambiente, Janez Potocnik, como parte das comemorações da Semana da Energia Sustentável.
Recorde-se que a Semana Europeia da Mobilidade decorreu entre 16 e 22 de Setembro de 2009. Este ano haverá mais, certamente.
Pode descobrir mais sobre as três cidades finalistas – Gävle, Ivanic-Grad e León – clicando nos seus nomes. São as respectivas páginas da Wikipedia, mas até à próxima terça-feira é a única informação disponível sobre o porquê das três terem sido nomeadas pela este prémio de excelência da sustentabilidade urbana.
Para o fim, deixamos uma pergunta: porque não, um dia, termos Lisboa nomeada para estes prémios?