Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Quinta-feira, 18 de Março de 2010

Gävle, Ivanic-Grad ou León: qual destas cidades será mais sustentável?

É já na próxima terça-feira, 23 de Março, que será conhecida a cidade que vencerá o prémio da Semana Europeia da Mobilidade.  Gävle, na Suécia, Ivanic-Grad, na Croácia e León, na Espanha, são as candidatas.

 

O prémio tem como tema “Melhorar o clima da tua cidade” e desafiava as autoridades locais a promover e debater assuntos como o aumento da consciencialização dos cidadãos em relação à utilização dos meios de transporte sustentáveis – utilização da bicicleta, andar a pé e transportes públicos – ou a utilização de esquemas inteligentes de mobilidade sustentável, como o carsharing e o carpooling.

 

Paralelamente, as cidades inscritas tinham de provar as acções que têm desenvolvido para lutar contra as alterações climáticas a um nível local.

 

Da primeira shortlist fizeram também parte cidades como Arenas de San Pedro (Espanha), Bolonha (Itália), Londres (Reino Unido), Hamburgo (Alemanha), Múrcia (Espanha), Ostersund (Suécia), Panevezys (Lituânia) e Zagreb (Croácia).

 

A European Coordination, que está a gerir este processo, recebeu um total de 40 candidaturas provenientes de 13 países europeus. O prémio será entregue pelo Comissário Europeu do Ambiente, Janez Potocnik, como parte das comemorações da Semana da Energia Sustentável.

 

Recorde-se que a Semana Europeia da Mobilidade decorreu entre 16 e 22 de Setembro de 2009. Este ano haverá mais, certamente.

 

Pode descobrir mais sobre as três cidades finalistas – Gävle, Ivanic-Grad e León – clicando nos seus nomes. São as respectivas páginas da Wikipedia, mas até à próxima terça-feira é a única informação disponível sobre o porquê das três terem sido nomeadas pela este prémio de excelência da sustentabilidade urbana.

 

Para o fim, deixamos uma pergunta: porque não, um dia, termos Lisboa nomeada para estes prémios?

 


 



 

publicado por LX Sustentável às 11:08
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds