Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Sexta-feira, 19 de Março de 2010

Rede para promoção de cidades médias prepara actividades para 2010

Chama-se CIUMED, é a Rede para a Promoção das Cidades Médias das União Europeia e já tem previstos três workshops para 2010. As temáticas serão subordinadas a questões relevantes para a vida quotidiana das cidades e que estão sob a alçada e competências das autarquias.

 

O primeiro workshop será organizado pela Câmara Municipal de Beja e vai realizar-se a 29 de Abril. O tema será “Imigração e Minorias Étnicas: problemas e respostas a nível local”.

 

O objectivo será debater o papel dos governos locais na inclusão dos imigrantes e das minorias étnicas nas suas comunidades e dar a conhecer as iniciativas que se têm vindo a implementar para tornar bem sucedida a integração social, económica e cultural dos cidadãos.

 

O segundo workshop da CIUMED decorre a 17 de Junho e será organizado pela Câmara Municipal de Aveiro. O tema é “A mobilidade nas cidades médias: problemas e respostas ao nível local”.

 

Este tema – muito em voga nos dias que correm – deverá abordar também a questão da promoção de sistemas de transporte mais eficientes e os transportes alternativos e menos poluentes.

 

Finalmente, o terceiro workshop já confirmado vai realizar-se em Faro e está agendado para 17 de Setembro. Nele serão debatidos os desafios que se colocam às cidades médias em matéria de preservação ambiental.

 

Minorias, mobilidade sustentável e preservação ambiental: aí estão três temas cada vez mais importantes para as cidades médias e que serão abordados pela CIUMED.

 

Esta rede é actualmente presidida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e tem como membros, para além de Faro, Aveiro e Beja, Alcantarilla, Ayamonte, Dos Hermanas, Huelva, Torrelavega, Torrevieja, Múrcia, Generalitat Valenciana e as câmaras de comércio da comunidade Valenciana, todas de Espanha, e as cidades de Castelo Branco, Guimarães, Olhão, Santarém, Tavira, Trofa e o Instituto de Estudos Regionais e Urbanos, da Universidade de Coimbra.

 

A CIUMED foi criada em 2004 e tem como principal objectivo “promover um sistema policêntrico e equilibrado de cidades que apostem no desenvolvimento sustentável e na constante melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos”.

 

publicado por LX Sustentável às 11:17
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds