A capital portuguesa acabou de ser eleita como o “Melhor Destino Europeu 2010 – a Escolha dos Consumidores”, um prémio que tem como base os resultados de uma votação numa lista de dez cidades – proposta pela Associação dos Consumidores Europeus, uma entidade independente com sede em Bruxelas.
Segundo está a avançar a comunicação social neste final de manhã, Lisboa deixou para trás cidades como Barcelona, Londres, Copenhaga, Bilbau, Lyon, Amesterdão, Berlim, Praga e Helsínquia, que também estavam nomeadas pelo júri da associação, composto por diversas personalidades ligadas ao turismo.
O prémio inclui a disponibilização de uma página para a promoção de Lisboa no site desta entidade, a divulgação do resultado da votação efectuada online junto dos diferentes media europeus e ainda a utilização do logótipo “Escolha do Consumidor Europeu”, durante um ano, em toda a comunicação do Turismo de Lisboa.
A votação decorreu entre Dezembro de 2009 e Janeiro último, sendo que esta foi a primeira vez que o prémio distinguiu cidades como destino turístico. A qualidade de vida e das infra-estruturas e a oferta cultural e turística foram os principais critérios avaliados.
"[Lisboa é] uma cidade que soube preservar toda a sua alma e oferecer uma porta de entrada ao turismo, sem esquecer as suas riquezas sociais e culturais”, explicou a Associação dos Consumidores Europeus na entrega do prémio. “Um cenário que combina a grandiosidade da sua história e um caminho de vanguarda para o seu futuro, Lisboa é endeusada por belezas naturais únicas e atracções turísticas fascinantes, que são intensificadas pela qualidade e diversidade da cidade e regiões limítrofes”, explica a associação.
No nosso entender, este prémio assume uma importância especial porque tem como pano de fundo a escolha dos consumidores, dos turistas que todos os anos visitam – e visitaram e visitarão – a nossa capital. Temos que aproveitar e capitalizar esta boa imagem que Lisboa tem entre os visitantes internacionais. Também por isso temos acrescidas responsabilidades na promoção da sustentabilidade urbana. E convém não nos esquecermos disto.