Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Segunda-feira, 29 de Março de 2010

Objectivo: tornar Melbourne numa cidade mais sustentável

Chama-se Project Melbourne e é uma iniciativa que pretende discutir o futuro daquela metrópole australiana. Porquê? Porque Melbourne se está a tornar na maior cidade australiana (está apenas a meros 600 mil habitantes de Sidney) e segundo os organizadores da iniciativa tem que tomar decisões importantes, no curto e médio prazo. Em causa está a forma como a cidade olha para a sua sustentabilidade - e não apenas a sustentabilidade ambiental - e uma área metropolitana de aproximadamente 40 quilómetros.

 

“Dantes era muito mais simples. As casas eram construídas em filas bonitas, rodeadas de pubs e lojas. Cada parte da cidade – as vilas – tinham eléctricos, parques e fábricas. E desporto, claro. Agora tudo é muito mais rápido, ocupado e congestionado”. Assim começa o texto de apresentação do Project Melbourne.

 

O projecto foi criado e está a ser dinamizado pelo histórico diário The Age e tem já o apoio de especialistas em planeamento urbanístico e até do mayor da cidade, Robert Doyle. “Uma cidade à escala humana transformou-se numa cidade do século XXI. Os apartamentos são torres em blocos de quarteirões. Melbourne cresceu e alargou-se, às vezes sem ritmo", continua o The Age.

 

E termina com o apelo à população. "Estamos a tornar-nos na maior cidade [da Austrália], porém ainda nos falta uma visão partilhada da forma como queremos viver”. No texto de apresentação do projecto, o The Age explica ainda que o objectivo do Project Melbourne passa também por recolher reacções da sociedade civil sobre para onde deverá a cidade evoluir. Uma espécie de think tank que deveria ser obrigatório para todas as cidades… incluindo, claro, a nossa Lisboa.

 

Pode assistir a um vídeo do projecto aqui. Continuaremos acompanhar o Project Melbourne no LXSustentável... nem que seja apenas para fazer benchmark com o que poderá ser desenvolvido, do mesmo género, em Lisboa.

publicado por LX Sustentável às 17:48
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds