Artigos Facebook

Gestão sustentável de resíduos em Lisboa

arquivos

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

posts recentes

Estamos aqui: lxsustentav...

O LX Sustentável mudou

Mais vale tarde do que nu...

A resposta de Pachauri

Ainda Brasília (mas agora...

Não há cidades perfeitas ...

Vamos ter uma Segunda Cir...

Planeta pode entrar em ca...

Siemens e LNEC vão avalia...

Como seriam as cidades se...

Segunda-feira, 19 de Abril de 2010

As conferências da Wessex e o exemplo da Corunha

A cidade de Corunha, na Galiza, Espanha, é o exemplo de uma cidade que “cresceu de maneira bastante orgânica, apesar das várias restrições que tem por ser uma península”. E que sabe, também, manter a sua arquitectura e estilo.

 

Esta é a opinião de Carlos Brebbia, director do Wessex Institute of Technology, que falava durante a conferência sobre cidades sustentáveis que decorreu na cidade galega no final da semana passada.

 

Apesar de tudo, a cidade espanhola ainda tem que “fazer mais e continuar a melhorar a sua sustentabilidade”. Deve melhorar “na conservação do seu património histórico e aquilo que a torna única, que é a sua ligação ao mar”.

 

Falamos da cidade da Corunha por dois motivos. Em primeiro lugar porque a cidade tem ligações culturais a Portugal, é visitada todos os anos por milhares de portugueses e, porque não dize-lo, tem similaridades com cidades portuguesas.

 

Em segundo lugar porque esta conferência sobre a “celebração da cidade como um centro de sustentabilidade” está englobada numa série de eventos sobre arquitectura e urbanismo sustentável.

 

Cidades mais sustentáveis, mais humanas e inspiradoras e que facilitem e promovam a mobilidade e a qualidade de vida é o objectivo desta série de conferências – que decorrerão até 2011 – do Wessex Institute of Technology.

 

O Rio de Janeiro, em 2000, Segóvia (2002), Siena (2004), Tallin (2006) e Skiathos (2008) foram outras das cidades que já receberam esta conferência. Até ao final do ano estão programados outros encontros sobre este tema.

 

Planeadores urbanos, engenheiros do ambiente, académicos e profissionais ligados à criação de ambientes sustentáveis são os destinatários das conferências.

 

Pode aceder aqui às conferências de 2010 e aqui às de 2011.

 

Para este ano destacamos as conferências sobre transportes urbanos (5 a 7 de Maio no Chipre), irrigação sustentável (7 a 9 de Junho em Bucareste, na Roménia), turismo sustentável (7 a 9 de Julho em New Forest, Reino Unido) e gestão de resíduos (12 a 14 de Julho em Tallin, na Estónia).

publicado por LX Sustentável às 13:24
link do post | comentar | favorito

pesquisa

 

Categorias

todas as tags

subscrever feeds