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Terça-feira, 21 de Julho de 2009

Castres e Mazamet inovam nos transportes públicos

Nos últimos posts temos trazido para o blog alguns exemplos de medidas que, sendo implementadas noutras cidades, podem dar uma ideia aos cidadãos e governantes de Lisboa de como melhorar a qualidade de vida e sustentabilidade na capital portuguesa.

Hoje vamos até França. A rede de transportes municipais Libellus, de Castres e Mazamet, Sul de França, aumentou o número de utilizadores em 76% e 186%, respectivamente, nestas localidades. Este aumento impressionante de utilizadores tem um segredo: desde 1 de Outubro de 2008 que andar na rede Libellus é grátis.

De acordo com os primeiros resultados conhecidos desta medida, os estudantes foram o público que mais aproveitou a gratuitidade dos transportes públicos. Assim, e segundo o município francês, até Outubro os pais preferiam levar, de automóvel, os seus filhos à escola, em vez de pagar o passe de 142 euros anuais. Uma situação que agora se altera. 

A iniciativa foi do presidente da câmara de Castres, que tem a pasta dos transportes da comunidade Castres-Mazamet. O sucesso do projecto está a levar o autarca a considerar a possibilidade de ampliar a gratuitidade dos autocarros a outras zonas e linhas.

E em Lisboa, uma iniciativa destas seria financeiramente viável, mesmo que cobrisse apenas algumas linhas e percursos e em horas específicas?

(Fonte: Ladyverd.com)
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publicado por LX Sustentável às 10:08
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1 comentário:
De clinheiro a 21 de Julho de 2009 às 16:36
Seria uma excelente oferecer viagens nos transportes públicos de Lisboa, neste caso pela Carris, pois não imagino qualquer tipo de viabilidade economico-financeira da parte de outras empresas, nomeadamente, Metro e CP, devido à complexidade da estrutura.
Em relação à Carris, não faço ideia do fosso financeiro em que se encontra, mas possivelmente com um grande reforço da publicidade, seria uma forma de financiar determinadas rotas. Também a realização de parcerias com outras empresas, nomeadamente, empresas públicas, seria um outro meio de incentivar funcionários da função pública a utilizar os transportes.
E que linhas poderia cobrir estre projecto?
Bom, talvez algumas que façam a ligação entre os suburbios e o centro de Lisboa; zonas que tenham carencia em transportes públicos (falta de alternativas); ou linhas que façam essencialmente o interior da cidade de Lisboa.
Objectivo? Evitar a entrada de viaturas na capital bem como a circulação interna dos mesmos no interior desta.

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